quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como um jogo de Xadrez

Depois de tantas continuações de filmes bons, percebi que é muito difícil o segundo filme ser melhor que o primeiro, mas com Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras, isso foi diferente.


O diretor Guy Ritchie acertou mais uma vez na formula, só que desta vez conseguiu fazer um filme mais inteligente, mais dinâmico e envolvente.
Confesso que até o casamento de John Watson vivido pelo ótimo Jude Law, o filme estava um pouco devagar com algumas piadas forçadas e cenas de ação bem pesadas. Ali pensei que a continuação seria como tantas outras, ainda bem que eu estava errado. Robert Downey Jr volta melhor, mais caricato, mais engraçado e a parceria com Watson está melhor. Os dois apresentam diálogos muito interessantes e tem uma química muito boa.

Na trama o detetive encontra um vilão a sua altura, o professor James Moriarty (Jared Harris) que tem a mente tão brilhante quanto à de Holmes, mas como vilão ele a usa para o mal. A competição entre os dois acelera e diminui o ritmo do filme.

A história começa em 1891 quando um príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto, a princípio suicídio, mas o investigador inglês encontra indícios de que o nobre foi assassinado e que este é apenas o começo de uma trama maior. Para resolver o caso Holmes e Watson tem a ajuda da cigana Simza Heron (Noomi Rapace).
Quem me agradou muito foi o irmão de Holmes, Mycroft Holmes (Stephen Fry) que mesmo aparecendo esporadicamente conseguiu adicionar mais humor a trama. O vilão Moriarty é ótimo, muito inteligente e parecido com Holmes, a disputa entre os dois é muito boa, quando você acha que esta tudo acabado um dos dois sempre tem uma carta na manga, parecendo um jogo de xadrez.
A fuga na floresta é muito bem feita, as tomadas de cena, a fotografia, a trilha fizeram essa parte se destacar em um filme que já merece destaque.
Acho que podemos esperar um terceiro filme que com certeza vai igualar ou superar esses dois. Vamos aguardar.

Nota 9 para esse otimo filme.
Guilherme G. Castro

2 comentários:

  1. Adorei o filme, mesmo antes do casamento do Watson. Minha cena favorita foi aquela em que a trama chega ao desfecho, contado pelo Holmes e ele e o Profº... bem, eles tem o próprio desfecho hehehe, muito bem elaborado por sinal. Se um terceiro filme for feito a responsabilidade vai ser grande!

    ResponderExcluir